2 DE JULHO DE 1823, DIA DA INDEPENDÊNCIA DEFINITIVA DO BRASIL.

 

Em 2 de julho de 1823, ocorreu um evento crucial na história do Brasil, conhecido como a Independência da Bahia.

A Bahia foi um importante marco na luta pela emancipação do Brasil em relação a Portugal. Após a proclamação da independência, o Brasil continuava sob o domínio português, com as tropas lusitanas resistindo à independência proclamada por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822.

 Durante muito tempo,  formaram-se diversos focos de luta, com lideranças populares como Maria Quitéria, Maria Felipa, João das Botas e outros, com destaque para localidades como Itaparica e Cachoeira. 

O povo resistiu a Portugal e na data de 2 de julho do ano seguinte (1823), as forças brasileiras, lideradas pelo general brasileiro Pedro Labatut, obtiveram uma vitória decisiva contra as tropas portuguesas na Batalha de Pirajá, nos arredores de Salvador. Essa batalha foi um ponto de virada na luta pela independência do Brasil, banindo do Brasil os últimos soldados portugueses que eram liderados po Bandeira de Melo.

Após a vitória em Pirajá, as tropas brasileiras avançaram em direção a Salvador, e ocorreu a entrada triunfal das forças brasileiras na cidade, marcando a definitiva conquista da independência da Bahia. Essa data é comemorada até hoje como o “2 de Julho”, uma das principais datas cívicas do estado da Bahia.

Apresentamos aqui uma História em Quadrinhos, cujo teor conta como foi este episódio da História do Brasil. Este belo material nos foi enviada por KATIA KRUSCHEWSKY, a quem agradecemos pela colaboração.  

 

2 de Julho – Historia Em Quadrinhos