A IMORTAL CANTORA BETÂNIA TORNA-SE IMORTAL DAS LETRAS… – Eleição ocorreu no dia 11 de outubro de 2021.

A cantora baiana Maria Bethânia foi eleita, aos 75 anos, para a cadeira 18 da Academia Baiana de Letras, cujo patrono é o advogado Zacarias de Goes e Vasconcelos. A eleição ocorreu no dia 11 p. passado e Betânia substitui ao historiador, ensaísta e professor Waldir Freitas Oliveira, falecido em 17 de junho, aos 92 anos. Na mesma data, em Minas Gerais, outro baiano tornou-se imortal: foi eleito, para a Cadeira 5 da Academia Mineira de Letras, o jornalista e escritor baiano Humberto Werneck, em lugar da acadêmica Carmen Schneider Guimarães, que faleceu em julho deste ano.

Apesar de Bethânia não ter uma produção literária de destaque, a ALB levou em conta o fato da cantora ser “uma defensora das letras”, e “divulgar em seus espetáculos as obras de nomes como Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Guimarães Rosa entre outros.” Como registro literário há o livro ”Omara & Bethânia – Cuba & Bahia” , que acompanhou o DVD de mesmo nome, registrando o encontro da baiana com a cantora cubana Omara Portuondo.

MARIA BETÂNIA E OMARA PORTOUNDO

Há, ainda, letras de canções escritas por ela, tais como “ Trampolim” , “ Luz da Noite”, “ Pássaro Proibido”  e “ Caras e Bocas” , todas em parceria com o irmão Caetano Veloso.  Em 2021, Maria Betânia está completando 55 anos de carreira.