CECILIA MEIRELES – Uma das maiores poetisas brasileiras, na voz de Paulo Autran.

Quem não já leu estes versos? “Eu canto, porque o instante existe / e a minha vida está completa. Não sou alege, nem sou triste,/ sou poeta”?

Pois bem: a autora é Cecilia Meireles e para seu prazer, trazemos 4 de seus poemas declamadas na voz do formidável Paulo Autran. Vejam um pouco da sua biografia…

Cecília Meireles (1901-1964) foi uma poetisa, escritora e educadora brasileira. Ela nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, e cresceu em uma família de classe média. Foi criada pela mãe, professora, e pelo pai, funcionário público.

Começou a escrever poesia ainda jovem, e sua primeira coletânea de poemas, “Espectros”, foi publicada quando ela tinha apenas 18 anos. Ao longo de sua carreira, publicou muito mais coleções de poesia, bem como trabalhos em prosa, ensaios e traduções.

Ela é considerada uma dos mais importantes poetisas da literatura brasileira. A sua poesia é marcada por uma profunda sensibilidade espiritual e filosófica, assim como por uma profunda preocupação com a justiça social e a condição humana. A sua obra destaca-se também pela musicalidade, com forte sentido rítmico e sonoro. Além de sua obra literária, era uma defensora apaixonada da educação. Atuou como professora e palestrante ao longo de sua vida e esteve profundamente envolvida no desenvolvimento de programas e políticas educacionais no Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro em 1964, deixando um rico legado de contribuições literárias e educacionais para a sociedade brasileira.

(OUÇA OS LINKS, CLICANDO UM A UM, ABAIXO)

1- Ou isto ou aquilo

2- Colar de Carolina

3- Sonho de mentiras

4- Luz depois da chuva