FEIRA DE SANTANA E A POLÊMICA – A data que se deve comemorar é o “Dia da Vila” ou o “Dia da Cidade”?

ATENÇÃO! ESTA POSTAGEM CONTÉM DOIS FILMES!!

Imagens do cineasta Olney Alberto São Paulo (1936-1978)

Embora nascido em Riachão do Jacuípe, Olney São Paulo era feirense por escolha. Funcionário do Banco do Brasil, Olney, apaixonado por cinema, fez diversos filmes, uma boa parte ambientado em nossa cidade ou sobre ela. Dentre eles, destacamos o “COMO NASCE UMA CIDADE”, FEITO EM 1973, QUANDO DO CENTENÁRIO DA CIDADE, já que, efetivamente,  nossa urbe ganhou o título de cidade em 16 de junho de 1873, por Decreto Lei 1320, e não em 18 de setembro de 1833, como disse Monsenhor Renato Galvão, em 1976, durante palestra na Câmara. Posteriormente, em 2000, acompanhando este raciocínio, a Câmara de Vereadores mudou a data. Saliente-se que o Monsenhor afirmou que desde quando se tornou vila  (1833), Feira já tinha muito de cidade, o que não pode mudar um fato histórico…

ESCLAREÇA-SE: EM 1833, FEIRA TORNOU-SE VILA E EM 1873, RECEBEU O TÍTULO DE CIDADE, COM O NOME DE “CIDADE COMMERCIAL DE FEIRA DE SANCT´ANNA”.

Este é um erro histórico que precisa ser reparado…

Mas, deixemos a polêmica de lado e passemos à exibição do primeiro filme, o “Como Nasce uma Cidade”…

Aliado a isto, recebemos do nosso bom amigo Doutor Pedro Gantois, feirense por adoção e, segundo ele, filho adotivo apaixonado, um vídeo que mostra a nossa Feira de de Santana em toda a sua pujança. É uma filmagem de autoria desconhecida  que deve ser vista por  todos aqueles que amam a Princesa do Sertão…