O Centro de Abastecimento de Feira de Santana foi inaugurado em 07 de novembro de 1976 na gestão do Prefeito José Falcão da Silva, acabando, assim, com a feira livre que acontecia no centro da cidade há décadas. Sobre esta feira, eis o que nos diz o site “Feira em História” em publicação de 15.09.2015:
“Feira de Santana, nasceu em volta da capelinha do casal português Domingos e Ana Brandão e lado a lado com a cidade foi crescendo com o passar do tempo, reunindo cada vez mais tropeiros, boiadeiros, vaqueiros, mascates, feirantes e usuários de um modo geral.
Independente de quem surgiu primeiro, a verdade é que a feira-livre confundia-se com a própria cidade. O jurista Filinto Bastos, por exemplo, na sua conferência no Cine Santana em junho de 1917 é taxativo recordando a Feira de Santana nas ultimas décadas do século XIX:
Feira de Sant’Anna era naquele tempo quase que exclusivamente uma feira de negócios. As preocupações dos lucros e das especulações mercantis tudo empolgavam. Aos domingos poucos freqüentavam as igrejas, tal a azáfama que se notava na ida para as estradas que dão para esta cidade, especialmente a que vem de S. José das Itapororocas, onde mais avultava o número de viajantes chegados do alto sertão e até da então província de Piauhy.” (…)
A respeito desta mudança, apresentamos aqui um vídeo de propriedade do Dr. Dilson Barbosa, referente à inauguração do Centro, e que faz parte do DVD 03 da coleção “Fragmentos da História de Feira de Santana”, coleção de vídeos editados pela Fundação Senhor dos Passos, tendo à frente deste trabalho de resgate da memória feirense os dois Carlos: Carlos Britto e Carlos Melo.
Para a Fundação e seus pesquisadores, o nosso aplauso! A Fundação Senhor dos Passos tem feito o resgate não só de vídeos, mas de tudo que possa adquirir para preservar a memória feirense como, por exemplo, documentos antigos, reedição de livros, jornais antigos, além de desenvolver um excelente trabalho social.
(CLIQUE NO LINK ABAIXO)