O MUSEU A CÉU ABERTO SALES BARBOSA REALIZA O I COLÓQUIO EM FEIRA DE SANTANA.

A pedido da Confreira Cintia Portugal, coordenadora do I Colóquio Sales Barbosa 2022, organizado pelo Instituto Baiano-Feirense Sales Barbosa, divulgamos a notícia abaixo:

“O Museu a céu aberto Sales Barbosa apresenta o I Colóquio Sales Barbosa-2022:

Quatro Feirenses, um Santamarense,  um Indiano e ” Iaiás”: Romantismo em Feira de Santana

Datas 15, 16, 17, 18, 19 de março de 2022.

Um Colóquio que homenageia seis identidades bem posicionadas na história Romântica da cidade e pela contribuição de cada um à literatura feirense, baiana, brasileira e mundial.

Uma homenagem inter amicus:  Sales Barbosa, Filinto Bastos, Libânio de Moraes, Pe. Ovídio São Boaventura, Cristovão Barreto, Dr. Remédios Monteiro

Foi elaborada uma programação com cinco encontros para  abordar a vida e a obra de personalidades  historicamente  necessárias à Literatura Romântica, às artes, à cultura e às mais diversas expressões do saber. Partcipe!!

 É a ocasião de dar voz aos nomes das ruas, das praças  que nos ajudam a enfrentar desafios da atualidade: um caminhar  educacional pelo chão do cotidiano passado- presente.

Em História social da arte e da literatura, de Arnold Hauser (1995), podemos entender e apreender o sentido do movimento Romântico, na França e na Alemanha, e como estes feirenses o absorveram “ […] a profunda concepção de comunidade e uma forte tendência para o coletivismo”: os acalorados debates, conferências, a exemplo, de Recordações e votos (1917), de Filinto Bastos:

Em Conferência realizada no Teatro de Sant’Anna tivemos o acesso à Feira de Santana do século XIX, onde se instaura a memória individual de Filinto Bastos e os diversos modos de pensar na época e seu grupo, como ele cita: inter amicus; Padre Ovídio, Remédios Monteiro, Libânio de Moraes, Sales Barbosa, Remédios Monteiro,  Onésimo de Araújo, Cristovam Barreto e outros

Marcam encontros no cotidiano feirense, nas Filarmônicas, Vitória, 25 de Março, Teatro Cine Sant’Anna, Igreja dos Remédios, Grêmios literários; Jornais. “Venha conhecer Salles Barbosa! Através de uma visitação guiada online pela antiga rua do meio, hoje denominada Rua Salles Barbosa, do resgate histórico e memorial da cidade de Feira de Santana, com passagens da vida deste Célere poeta em estética do teatro Lambe-lambe, e dramatização de um de seus poemas mais propagados, tudo isso e muito mais no Projeto: Salles Barbosa o Poeta e a Rua do meio.

Então se programe, pois este material ficará disponível de forma online e totalmente gratuita no Canal do Youtube da Guilda produções:

No período de 03 a 09 de março, então já dá uma passada lá no canal, se inscreve e ativa o sino das notificações para acompanhar logo na estreia.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.”