FERNANDO PESSOA – Aqui está o famoso ‘LIVRO DO DESASSOSSEGO!

“UM GRANDE PRESENTE “PARA ABRIR A SEMANA”!

 

Esta obra é uma joia rara da literatura em língua portuguesa…

O seu autor, Fernando Pessoa, é um dos mais importantes poetas e escritores da nossa língua, tendo deixado uma vasta obra que inclui poemas, ensaios, contos e outros textos. Entre suas obras mais famosas, destaca-se o Livro do Desassossego, escrito sob o pseudônimo de Bernardo Soares.

O Livro do Desassossego é uma obra inacabada, composta por fragmentos, pensamentos, reflexões e memórias do protagonista, Bernardo Soares, que é descrito como um ajudante de guarda-livros solitário e introspectivo. A obra foi publicada postumamente e é considerada uma das mais importantes da literatura portuguesa do século XX.

O próprio Fernando Pessoa afirmou que Bernardo Soares era um dos seus heterônimos, ou seja, uma persona literária com personalidade própria, que se expressava de forma distinta em relação ao autor. Segundo ele, Bernardo Soares seria um semi-heterônimo, pois embora fosse uma figura inventada, possuía muitas semelhanças com o próprio Pessoa.

Assim, é possível dizer que Fernando Pessoa escreveu o Livro do Desassossego como Bernardo Soares, usando-o como um alter ego para explorar questões existenciais, filosóficas e estéticas que eram importantes para ele. Por meio desse personagem, Pessoa pôde expressar sua visão de mundo de uma forma mais livre e desinibida, explorando temas como a solidão, a angústia, o tédio e a busca por sentido na vida.

(CLIQUE NO LINK ABAIXO E BOA LEITURA)

LIVRO DO DESSASSEGO