FERNANDO SABINO – O mineiro carioca, mestre na narrativa do cotidiano!…

Fernando Sabino (1923-2004) foi um escritor e jornalista brasileiro, nascido em Belo Horizonte, começou sua carreira como escritor na década de 1940, e foi associado ao movimento literário brasileiro conhecido como “Geração de 1945”, que incluiu escritores como Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.

Apaixonado pelo Rio de Janeiro, era mestre em explorar o viés engraçado de situações do cotidiano, suas obras são romances, contos e memórias. Dentre elas estão algumas famosas como  “O Encontro Marcado”, “O Grande Mentecapto” (O Grande Idiota) e “Amar é Bem Simples” (To Love Is Quite Simple). Seu estilo de escrita era caracterizado pelo humor, ironia e foco na vida cotidiana.

Ele também foi jornalista e trabalhou em vários jornais do Brasil e colaborador assíduo da revista “O Cruzeiro”, mais tarde tornando-se diretor da revista. Em 1963, recebeu o Prêmio Jabuti pelo romance “O Encontro Marcado”. Sabino escreveu e publicou diversos trabalhos até sua morte em 2004.

Em 2008, a editora Livro Falante fez a gravação de um audiolivro em dois CDs, com uma Seleta de alguns textos de Fernando, na voz de Ivam Cabral e trilha sonora do Maestro Amalfi, com a autorização familiar de Pedro Sabino, filho de Fernando. Desta Seleta, extraimos as faixas 1, 2 e 3 do primeiro CD para deleite de vocês…

(Ouçam o conteúdo abaixo, clicando nos links):

O HOMEM NU

TURCO

COMO EU IA DIZENDO