GRAÇA RAMOS – Uma artista feirense e sua polivalência: Pintora, Escritora, Professora e Poeta.

Ninguém melhor para abrir nossa página sobre ARTE FEIRENSE que GRAÇA RAMOS. Recentemente foi eleita como Acadêmica Correspondente da nossa AFL,  residindo, atualmente, em Salvador.

Artista talentosa, multipremiada, com exposições em várias partes do mundo, Graça é nascida na Princesa do Sertão. Graduada em Artes Plásticas (1971) e Licenciatura em Desenho e Plásticas (1974) pela Escola Belas Artes/UFBA, em Salvador-BA, concluiu Mestrado na State University School of Visual Arts – Pennsylvania/ USA (1980) e Doutorado em Belas Artes pela Universidade de Sevilla/Espanha (1997).

Foi Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Brasil, durante 44 anos e atuou em diversos programas de graduação e Pós-graduação em Artes Visuais da UFBA e especialista em Arte-Educação na Graduação do Departamento I e do PPGAV Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, ministrando a disciplina Laboratório de investigação bidimensional e Curso de Especialização em Arte-Educação EBA/UFBA e do PPGAV-Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, onde atuou como orientadora de mestrandos e doutorandos incluindo alunos da Universidade de Valencia onde atuou como professora convidada no Mestrado, participando de bancas de Comissões Julgadoras de alunos de Graduação e Professores em fase de Progressão Acadêmica dessa instituição UFBA das escolas de Belas Artes, Música e Teatro. Também atuou como professora no ensino médio na rede pública e privada.

Desenvolveu diversos Projetos de Pesquisa em Arte Contemporânea incluindo seus alunos como colaboradores. Pesquisadora de arte associada à ANPAP (Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas), apresentou comunicações em vários Congressos, Simpósios e Encontros de Arte, tal como ANIAV (Asociación Nacional de Investigadores em Artes Visuales) na cidade de Valencia, Espanha: El arte necessário, La investigación artística en un contexto de crisis. (Comunicação: CIUDADES INHÓSPITAS, La basura como elemento compositivo de la obra de arte) em junho 2013. 22º AMPAP, 2013. Comunicação: CORPO, Esfinge do tempo: segredos das aparências, simbiose tecnológica. X Colóquio Franco Brasileiro de Estética 2013, Comunicação: Corpus x Urbes. Espaços redesenhados de organismos (vidas).

Sua pesquisa em Arte Híbrida, agregada a materiais e objetos heteróclitos sobre diversos suportes, dando-lhe tridimensionalidade e algumas vezes, função a exemplo das caixas de luz, sendo pioneira desta técnica com o suporte tela desde 1996, percebeu essa possibilidade como demonstra em sua tese de Doutorado na Espanha.

Membro da Academia de Letras e Artes da Bahia recebeu em 2012 o Título de Cidadã Soteropolitana, outorgado pela Assembleia Legislativa da Cidade de Salvador. Patrona da Fundação Cultural Brasil/Europa – Valencia ES. Pesquisadora em Arte Contemporânea. Artista Plástica / Curadora, Membro Honorário da Academia de Cultura da Bahia. Eleita Membro da Academia Feirense de Letras de Feira de Santana, com pose prevista para 03.03.2021.

“Participou de exposições através do mundo numa trajetória que inclui bienais, feiras, exposições individuais e coletivas, salões de artes com premiações, além de ter elaborado diversos murais, entre eles Afresco, em Greccio, Itália. Sua obra é citada em livros, revistas e catálogos de arte na Espanha, Alemanha, Portugal, França, Itália, Estados Unidos, e Japão. Em 2019, participou do evento internacional Cowparade em Salvador e teve sua peça arrematada no leilão beneficente” (Arte no séc. XXI, mulheres em ação, 2020).

“Por volta de 1980, começou a cortar e costurar suas telas para imprimir volume ao que antes era bidimensional e estático, desarticulando a velha estrutura e recriando para conseguir outros efeitos plásticos” (Arte no séc. XXI, mulheres em ação, 2020).

“Na pintura, Graça é absolutamente espontânea, A longa prática ensinou a artista a injetar sutil sentido às formas abstratas que surgem de modo natural, trabalhando o contorno e desenvolvendo texturas nas cores” (Matilde Matos, 2010).

GALERIA ( ALGUMAS OBRAS DA ARTISTA)