MAIS DE UM SÉCULO E MEIO DEPOIS, A 25 DE MARÇO CONTINUA ATIVA.

A Filarmônica 25 de Março, fundada em 1868, completou este ano 153 anos de existência. Mais de um século e meio participando ativamente da vida cultural de Feira de Santana. As atividades deste grande patrimônio da Princesa do Sertão sempre foram registradas por um outro importante patrimônio da cidade: o centenário Jornal Folha do Norte, fundado em 1909. O projeto Banda Digital apresenta, a partir de agora, uma série de notícias sobre a 25 de Março, e outras filarmônicas de Feira e da região, publicadas pela Folha do Norte nas primeiras décadas do século XX.

“Tivemos quarta e quinta-feira ultimas, o prazer de apreciar a estudiosa banda musical da Lyra Ceciliana, de Cachoeira, sociedade <patriótica e ordeira> que eleva o nome da heroica cidade do Paraguassú.

A maviosa philarmonica veio a essa cidade numa demonstração do apreço em que tem o seu proeminente socio, coronel Epiphanio Souza expontaneamente abrilhantar a bellissima festa que este distincto amigo offereceu ao grupo Turco-Japonez, na ultima quarta-feira.

Sob a competente batuta de Irineu Sacramento executou magistralmente lindos trechos, deixando entre nós a melhor impressão possível, o que, aliás, não foi outra coisa senão a confirmação da fama que envolve o nome glorioso da velha sociedade musical, tão querida e prestigiada.”

O projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

(Texto publicado na postagem Facebook da Filarmônica em 02.04.2021)