A animação “Maria Quitéria, Honra e Glória” foi premiada como “Melhor Filme do Júri Popular” no Festival Internacional de Animação da Bahia, graças ao talento de dois jovens feirenses. Estamos falando de Antonio de Jesus Silva, desenhista e Michel Nery, animador.
Tudo começou numa Feira do Livro, ainda na Praça da Matriz, aqui em Feira de Santana. Irma Amorim, poeta e artista plástica de saudosa memória, foi quem apresentou, ao nosso vice-presidente Eduardo Kruschewsky, o jovem Antonio de Jesus Silva, dizendo que se tratava de um talento e que necessitava de apoio. Em conversa, Eduardo, que houvera escrito, o conto “Maria Quitéria, a Injustiçada ”( publicado no livro “ Contos, Crônicas… & Uma História de Vida”, de 2008, pags.153 a 183) propôs uma parceria para a criação de uma revista em quadrinhos, com o mesmo nome do conto, e foi assim que tudo começou…
A revista, que já tem quatro edições, foi roteirizada por Antonio e pelo autor, Eduardo Kruschewsky, com desenhos de Luiz Cleiton Mascarenhas. Em pouco tempo, virou um sucesso, de maneira especial entre as crianças e, assim, foi adotada como paradidática por algumas escolas.
Depois disso, a dupla criou mais duas HQs: sobre a fundação de Feira de Santana e Castro Alves. Sempre incentivado pela AFL, através de Eduardo, Antonio persistiu na sua luta pela Arte, obstinadamente. e, com o apoio do Programa da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, PROCULTURA/ESPORTE, criou a animação que, atualmente, foi premiada no FIAB, sendo vista por milhares de pessoas, não só na Bahia como no Brasil e no mundo.
Merece destaque, também, o trabalho de Michel Nery que realizou uma belíssima animação. Aos dois, o nosso aplauso e incentivo.
Atualmente, o curta “Maria Quitéria, Honra e Glória” já participou do certame Cine Caratinga”, em Caratinga-MG, e está inscrito nos seguintes festivais de animação: Animarte Rio, Animalatina. Festcimm, Cinema no Meio do Mundo e Argentina.
Torcemos pela vitória dessa juventude boa que, com seu talento tem honrado, de forma positiva, a nossa Feira de Santana!