REVISTAS FEIRENSES SÃO PUBLICADAS NA EGBA – Maria Quitéria e Castro Alves em quadrinhos no cenário da literatura baiana.

Tomando conhecimento das revistas em quadrinhos “Maria Quitéria, a Injustiçada” e “Castro Alves, o Poeta da Liberdade”, de autoria de nosso presidente, EDUARDO KRUSCHEWSKY, o Deputado Estadual ROBINSON ALMEIDA gostou muito do conteúdo e promoveu a sua publicação sob a égide da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Comentando sobre o gesto do Deputado, o presidente da AFL revelou que estava muito agradecido não só a ele como à Assembleia Legislativa, na pessoa do seu Presidente, Deputado Adolfo de Menezes, pelo apoio à cultura literária feirense.

CAPA DO LIVRO

A obra contém 162 páginas e foi impressa na EGBA – Empresa Gráfica da Bahia. É esta a sua ficha técnica:

EDITOR: Paulo Bina

ASISTENTES EDITORIAIS: Idalina Vilasboas e Alexsandro Mateus

AUTOR E ROTEIRISTA: Eduardo Kruschewsky

REVISÃO: Ângela Gedeão, Maria Zélia F. Martins e Profa. Eloísa de Oliveira Ramos

DESENHOS HQ – Luiz Cleiton Mascarenhas Leite

STORYBOARD E CAPA – Antonio Jesus da Silva

PROJETO GRÁFICO E EXECUÇÃO: Bira Paim.

Sem dúvida, esta criação, inteiramente feirense, nos enche de orgulho e satisfação pois leva o nome de nossa cidade para todo o Estado da Bahia. Segundo o autor, foram cerca de dois anos de pesquisas cuidadosas para retratar, de maneira fiel, nossos “GRANDES VULTOS DA BAHIA”. O projeto só se tornou possível graças ao talento de dois jovens feirenses, Luiz Cleiton e Antonio de Jesus Silva, responsáveis pelos desenhos que ilustram as histórias. Publicadas separadas anteriormente, as revistas tiveram grande aceitação popular e foram adotadas por alguns colégios da Feira de Santana como paradidáticos e em trabalhos escolares. Em 2016, baseado na história de Maria Quitéria, contada por nosso presidente, surgiram, de maneira tímida, por falta de recursos de ordem financeira, as primeiras experiências na área da animação gráfica. O idealismo levou adiante o projeto, (https://www.youtube.com/watch?v=uu2jEh9Pcno&t=4s), que passou a contar com a participação de outro jovem talento feirense: Michel Nery. Posteriormente, com apoio do projeto ProculturaEsporte, da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, a ideia foi aperfeiçoada e, em 2020, surgiu a 1ª. Parte, com 13m44s, de “Maria Quitéria, Honra e Glória” (https://www.youtube.com/watch?v=Ta20aJzOQ5k&t=594s) que, inscrito em alguns festivais e concursos de animação recebeu o prêmio de  Melhor Filme pela votação popular no Festival Internacional de Animação da Bahia e no Animarte – Rio de Janeiro. Atualmente está inscrito no Panorama Internacional Coisa de Cinema que, entre os dias 24 de Novembro e 01 de Dezembro, estará fazendo a mostra dos filmes inscritos no Cine Glauber Rocha, em Salvador-Bahia. No momento, está sendo criada a 2ª parte do desenho animado.

Os interessados em adquirir exemplares de ‘GRANDES VULTOS DA BAHIA” devem entrar em contato com EDUARDO KRUSCHEWSKY, telefone 75-991263333 (WhatsApp) ou e-mail dudukrusch@gmail.com. Deverão estar à venda, também, nos próximos dias, em Feira de Santana, na PAPELARIA ALVES, Rua José Bonifácio, 21 – Capuchinhos, fone (75) 3625-6572, ao lado do Teatro Margarida Ribeiro e do Centro de Educação Monteiro Lobato, ou através do site https://www.meucatalogodigital.app/livrosdefeira/