VIRGULINO FERREIRA, O LAMPIÃO, É O TEMA VENCEDOR DO CARNAVAL CARIOCA, CONHEÇA UM POUCO SOBRE ELE!

No Carnaval de 2023, a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense ganhou o primeiro lugar das escolas de samba ao apresentar tema sobre Lampião, O Rei Do Cangaço!. A propósito disto, trazemos aqui dois vídeos sobre Virgulino Ferreira para que vocês saibam algo mais sobre quem foi esta figura lendária, morto pelos “macacos” (era assim que os cangaceiros chamavam as patrulhas policiais!)…

O primeiro é a reconstituição de uma das raras entrevistas do Rei do Cangaço, concedida ao jornalista Otacílio Macedo e publicada no jornal O Ceará, em 1926, dada num hotel de Juazeiro CE, antes de Lampião ser recebido pelo Padre Cícero em razão da suposta patente de capitão do exército patriótico dada ao cangaceiro.

As únicas filmagens que existem do cangaceiro Lampião têm como autor um imigrante libanês: Benjamin Abrahão Botto. Ele registrou o cotidiano de Virgulino e seu bando na década de 30 na caatinga. A imigração árabe está tão presente no cotidiano brasileiro que tem participação até na história de um dos grandes mitos do país, o cangaceiro Lampião. Foram mãos da colônia as responsáveis por fazer as únicas imagens de Virgulino Ferreira da Silva, quando lutou contra o coronelismo no Brasil, na primeira década do século passado. O cineasta se chamava Benjamin Abrahão Botto, e, mesmo sem ser profissional, fez, entre os anos de 1935 e 1937, filmagens do cangaceiro e seu bando, no interior do Nordeste.